Você está aqui:  Início  > Bibliografia  > Concepção de curricula em análise espacial para o terceiro ciclo do ensino básico
Bibliografia
180180mmb-1.jpg

Concepção de curricula em análise espacial para o terceiro ciclo do ensino básico

Autor(a): Madalena Mota

Dissertação de mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica da geógrafa Madalena Mota. Estudo pioneiro e indispensável para conhecer a história do uso dos SIG no ensino não superior em Portugal. Nas palavras da autora, “ propõe-se uma abordagem do programa de geografia do terceiro ciclo do ensino básico centrada em competências e conceitos de análise em vez de temas específicos”. Para além de promoverem a interdisciplinariedade, os SIG desenvolvem competências de análise e tratamento da informação e também as ligadas ao raciocínio lógico e a resolução de problemas.

O trabalho organiza-se nos seguintes capítulos:

1. Enquadramento (incluindo uma descrição do estado da Arte nos EUA e na Europa),

2. Metodologia (em que se realiza uma análise detalhada das operações permitidas pelos SIG),

3. Curriculum de Geografia e conceitos de análise espacial, concluindo com o ponto

4. Proposta de reorganização do programa de Geografia. A leitura desta dissertação continua a ser de grande utilidade para todos os que se interessam pelo uso dos SIG no ensino da Geografia.

Sobre o artigo

Nº de páginas: 193

Ano de publicação: 2005

Links para a última versão estável(descarregar): http://www.isegi.unl.p...

Materiais para download:

Descritores:

ensino básico / SIG / curriculum