
Concepção de curricula em análise espacial para o terceiro ciclo do ensino básico
Autor(a): Madalena Mota
Dissertação de mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica da geógrafa Madalena Mota. Estudo pioneiro e indispensável para conhecer a história do uso dos SIG no ensino não superior em Portugal. Nas palavras da autora, “ propõe-se uma abordagem do programa de geografia do terceiro ciclo do ensino básico centrada em competências e conceitos de análise em vez de temas específicos”. Para além de promoverem a interdisciplinariedade, os SIG desenvolvem competências de análise e tratamento da informação e também as ligadas ao raciocínio lógico e a resolução de problemas.
O trabalho organiza-se nos seguintes capítulos:
1. Enquadramento (incluindo uma descrição do estado da Arte nos EUA e na Europa),
2. Metodologia (em que se realiza uma análise detalhada das operações permitidas pelos SIG),
3. Curriculum de Geografia e conceitos de análise espacial, concluindo com o ponto
4. Proposta de reorganização do programa de Geografia. A leitura desta dissertação continua a ser de grande utilidade para todos os que se interessam pelo uso dos SIG no ensino da Geografia.
Sobre o artigo
Nº de páginas: 193
Ano de publicação: 2005
Links para a última versão estável(descarregar): http://www.isegi.unl.p...
Materiais para download: