Você está aqui:  Início  > Bibliografia  > Geography and new technologies
Bibliografia
default.png

Geography and new technologies

Artigo de carácter geral que analisa diferentes usos das Novas Tecnologias no ensino da Geografia. O autor, professor de Geografia na Educação na Universidade Livre de Amsterdão começa por caracterizar os actuais alunos das nossas escolas como nativos digitais. Para além dos jogos de computador o autor refere uma série de outro software que considera que se pode incluir em duas categorias gerais: sistemas de base de dados que incluem software de visualização de informação geográfica, como os sistemas de informação geográfica propriamente ditos, e programas exploratórios e sistemas de simulação. Na análise que faz da situação quanto ao uso de SIG na Europa e nos Estados Unidos o autor salienta a necessidade do professor adquirir competências em SIG mas também em métodos de investigação e em estratégias de resolução de problemas, do que resulta a indispensabilidade do papel das instituições de formação. O autor salienta ainda a necessária mudança de paradigma da aprendizagem e do papel do professor que novas tecnologias, como os SIG, implicam. No entanto, as TIC não são uma panaceia universal podendo criar tantos problemas como aqueles que ajudam a resolver. “A questão mais importante parece ser como ajudar os alunos a aproveitarem as oportunidades que as novas tecnologias colocam. […] Um professor de Geografia actualizado e bem preparado é verdadeiramente o elemento crucial na preparação da próxima geração de jovens para que encontre o seu caminho neste mundo de rápida mudança tecnológica”. Artigo que ajuda a reflectir sobre o papel das TIC n ensino da Geografia.

Sobre o artigo

Ano de publicação: 0000

Materiais para download: