Você está aqui:  Início  > Recursos  > À descoberta de alguns extremos geográficos: uma viagem a bordo do Google Earth
Recursos
Nível de Ensino: 3º Ciclo
default.png

À descoberta de alguns extremos geográficos: uma viagem a bordo do Google Earth

Autor(a): Vicência Maio

Recurso baseado numa proposta de actividade destinada a alunos do 3º ciclo do ensino básico e tendo como finalidade o desenvolvimento de competências de orientação, de localização, de observação e de interpretação de diferentes representações espaciais, com recurso ao Google Earth.

As actividades consistem, numa primeira fase, na navegação orientada (com base num guião) e na exploração, com recurso a ferramentas e funcionalidades do programa, de locais previamente seleccionados.

Numa segunda fase, o desafio passa por uma exploração autónoma de novos locais e envolve também actividades de pesquisa de informação geográfica.

Para a realização das actividades, os alunos serão organizados em díades. Estão também previstos momentos de apresentação dos trabalhos realizados com recurso ao quadro interactivo ou a partilha através, por exemplo, da plataforma Moodle.

Paralelamente ao trabalho com o Google Earth, sugere-se o uso recorrente do Google Maps, como reforço ao nível da localização e para visualizar e analisar informação geográfica complementar.

Do ponto de vista da aprendizagem dos alunos a ideia é levá-los a conhecer e alguns dos extremos geográficos e confrontá-los com diversas formas de representação e visualização do espaço geográfico, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da literacia geográfica e tecnológica.

 

Sobre o artigo

Nível de Ensino: 3º Ciclo

Temas: Riscos e Catástrofes Orientação /...

Escala: Global

Duração: 2 (blocos de 90minutos)

Software: Google Earth