Você está aqui:  Início  > Recursos  > Distribuição dos Recursos Minerais em Portugal continental
Recursos
Nível de Ensino: 3º Ciclo
default.png

Distribuição dos Recursos Minerais em Portugal continental

Autor(a): Anabela Reis

A exploração da ditribuição dos recursos minerais em Portugla continental insere-se no curriculum de Geografia – Tema – Actividades económicas  e Sub tema – Os Recursos do Subsolo, dos 8º e 9º ano do 3º ciclo do ensino básico.

A actividade realiza-se a partir da utilização da informação existente no websig do e-Geo - Sistema Nacional de Informação Geocientífica (é imprescindível a instalação do SVGViewer que se realiza de modo automático aquando da primeira utilização).

A exploração deste site permite aos alunos descobrirem os recursos do subsolo existentes em Portugal continental, assim como a dimensão e a sua distribuição. Esta descoberta leva-os a procurar informação sobre algumas das indústrias extractivas  com importância em Portugal, como é o caso das minas da Panasqueira, que se localizam no limite NW do distrito de Castelo Branco.

Os alunos concluem a actividade com a construção de um mapa onde esteja representado a distribuição de um dos recursos do subsolo, a nível nacional.

A avaliação é efectuada através da resposta às questões do guião de exploração.

 

 

 

Sobre o artigo

Nível de Ensino: 3º Ciclo

Temas: Recursos sub-solo

Escala: Nacional

Duração: 1 (blocos de 90minutos)

Informação Geográfica: geoPortal -...

Descritores:

Recursos / Subsolo / Minerais

Maria Teresa Saraiva Rodrigues Dias disse:
2016-01-08 19:44:46

A propósito da minha comunicação anterior: o que aparece quando se clica em materiais para download é o seguinte: Not Found The requested URL /media/grelha_avaliacao_recursos-do-subsolo.xls was not found on this server. Additionally, a 404 Not Found error was encountered while trying to use an ErrorDocument to handle the request.

Maria Teresa Saraiva Rodrigues Dias disse:
2016-01-08 19:42:45

Saudações geográficas. Os artigos/materiais aqui (como em outros artigos) apresentados para download não estão acessíveis. Porquê? Até breve.