Você está aqui:  Início  > Recursos  > População e Riscos Naturais
Recursos
Nível de Ensino: 3º Ciclo / Secundário
default.png

População e Riscos Naturais

Autor(a): Pedro Damião

O trabalho insere-se no curriculum de Geografia no Tema do Meio Natural, Subtema dos Riscos e Catástrofes Naturais. A actividade realiza-se a partir da utilização do SEDAC Map Client e do Google Maps para a identificação de áreas onde o risco de ocorrência de catástrofes naturais é elevado, relacionando as áreas de risco com a distribuição da população mundial.

Para além dos mapas de distribuição da população Mundial, os alunos devem construir mapas das áreas onde ocorrem diversas catástrofes naturais com bastante frequência, como: sismos, ciclones e furacões, inundações e secas. Os alunos têm que localizar as diferentes regiões onde a ocorrência das diversas catástrofes é elevada.

Têm ainda de comparar áreas onde o risco de ocorrência de catástrofes é diferente, para isso têm de utilizar várias ferramentas do Web Sig  SEDAC Map Client.

Para cada um dos tipos de catástrofes analisadas existem exercícios interactivos a que o aluno tem que dar resposta. Os exercícios podem ser colocados em plataformas de aprendizagem como o Moodle, podendo servir como formas de avaliação da actividade.

Como actividade complementar propõe-se ainda a elaboração de um powerpoint com imagens ilustrado de diversas catástrofes

Com um maior aprofundamento esta actividade pode ser facilmente adaptada ao curriculum do 12º Ano de Geografia.

 

Sobre o artigo

Nível de Ensino: 3º Ciclo / Secundário

Temas: Demografia Riscos e Catástrofes

Escala: Continental

Duração: 2 (blocos de 90minutos)

Software: Google Earth

Informação Geográfica: SEDAC –...