
Um Problema de Escala
Autor(a): Sérgio Cruz de Oliveira
Com este exercício pretende-se que os alunos desenvolvam o conceito de escala através da observação de um local da terra com base em ortofotografias a diferentes altitudes. Este recurso insere-se no programa do 3º Ciclo do Ensino básico, no Tema A terra: Estudos e representações e Subtemas Descrição da paisagem; Mapas como formas de representar a superfície terrestre; e Localização dos diferentes elementos da superfície terrestre. Aplicável ao 7º, 8º e ao 9º ano.
Com o objectivo de responder às questões: Como se localizam os lugares à superfície da terra? Quais as formas de representação da superfície terrestre? e Como varia a representação de um espaço/elemento quando se utilizam mapas de escalas diferentes?, orientam-se os alunos para que através da utilização do Google Earth observem o terreno a partir de diferentes altitudes. Para o efeito são utilizadas as altitudes de 10 000 m e 2000m na observação de um troço da linha de costa a Ocidente da Serra de Sintra. É pedido de seguida aos alunos que desenhem a linha de costa a partir dessas duas altitudes pré-definidas e que discutam o conceito de escala, relacionando com o detalhe dos elementos desenhados. Estes elementos estão na dependência de outros dois conceitos relacionados com a escala que são a dimensão dos elementos desenhados e o pormenor da sua representação (resolução).
A avaliação desta actividade é baseada na ficha de trabalho que os alunos vão preenchendo individualmente e nos conteúdos digitais produzidos.
Sobre o artigo
Nível de Ensino: 3º Ciclo
Temas: Mapas / Cartografia Litoral
Escala: Local
Duração: 2 (blocos de 90minutos)
Software: Google Earth