
Visita Virtual a 2 CBD\'s
Autor(a): Emília Sande Lemos
Recurso baseado na utilização do Google Maps para a identificação de equipamentos em dois tipos distintos de CBD, neste caso o Parque das Nações em Lisboa e o centro da Amadora. Esta actividade está inserida no Tema Áreas Urbanas – Dinâmicas Internas, subtema: A organização das áreas urbanas, do 11º ano de escolaridade.
O objectivo é que os alunos comparem o tipo de funções em dois tipos de CBD diferentes, através da análise dos equipamentos terciários referenciados no Google Maps para as duas áreas. O professor deve ter o cuidado prévio de delimitar as áreas em estudo, indicando aos seus alunos as ruas e/ou bairros sobre os quais vai incidir a pesquisa. È também importante alertar os alunos para o facto de nem todas as actividades existentes estarem referenciadas no Google Maps..
Esta actividade pode ser sempre adaptada a qualquer ciclo do ensino Básico desde que adaptada e tendo como principal objectivo a comparação e/ou a identificação das principais actividades de um bairro/lugar/vila ou pequena cidade.
Esta situação de aprendizagem torna-se bastante pertinente, na medida em que nem sempre é possível a deslocação ao local. Contudo, pode sempre complementar-se com a consulta das páginas amarelas electrónicas ou mesmo (o mais desejável) com trabalho de campo. (levantamento da planta funcional) no âmbito de uma visita de estudo, por exemplo.
Sobre o artigo
Nível de Ensino: Secundário
Temas: Cidades
Escala: Local
Duração: 2 (blocos de 90minutos)
Informação Geográfica: Google Maps
Descritores:
área funcional / CBD/ Baixa / Diferenciação funcional / Função urbana / Função rara / Função vulgar