Geo-Red http://www.geo-red.org/ Geo-Red - Recursos Educativos Digitais para o Ensino da Geografia pt-pt Fri, 20 Jul 2018 22:14:13 +0000 <![CDATA[teste com upload por web]]> http://geored.dge.mec.pt/recursos/teste-com-upload-por-web <![CDATA[teste com upload por ftp]]> http://geored.dge.mec.pt/recursos/teste-com-upload-por-ftp <![CDATA[Reservas de gás natural no mundo]]> http://geored.dge.mec.pt/recursos/reservas-de-gas-natural-no-mundo <![CDATA[Agricultura controlada]]> http://geored.dge.mec.pt/recursos/agricultura-controlada <![CDATA[Agricultura Tradicional versus Agricultura Moderna]]> http://geored.dge.mec.pt/recursos/agricultura-tradicional-versus-agricultura-moderna <![CDATA[Estudo de Caso “4x4”]]> http://geored.dge.mec.pt/recursos/estudo-de-caso-l4x4r <![CDATA[Vazios e Concentrações Humanas]]> http://geored.dge.mec.pt/recursos/vazios-e-concentracoes-humanas <![CDATA[À descoberta de alguns extremos geográficos: uma viagem a bordo do Google Earth]]> http://geored.dge.mec.pt/recursos/a-descoberta-de-alguns-extremos-geograficos-uma-viagem-a-bordo-do-google-earth <![CDATA[Visita Virtual a 2 CBD\'s ]]> http://geored.dge.mec.pt/recursos/y---em-visita-virtual-a-2-lcbds <![CDATA[Os diferentes modos de transporte no contexto nacional]]> http://geored.dge.mec.pt/recursos/os-diferentes-modos-de-transporte-no-contexto-nacional A base de apoio é o Instituto Nacional de Estatística e o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, fornecendo este ligações para entidades de regulação de cada modo de transporte. O objectivo é conhecer e caracterizar os modos de transporte em Portugal Continental, distinguir os conceitos e perceber o funcionamento de cada sector em Portugal, através da identificação da entidade que o regula.
É de grande importância recolher informação online, sendo uma ferramenta indiscutível na aquisição de conhecimento, neste sentido, é necessário reforçar a sua relevância e identificar as fontes credíveis nesta matéria.]]>
<![CDATA[Caracterização da actividade piscatória em Portugal]]> http://geored.dge.mec.pt/recursos/caracterizacao-da-actividade-piscatoria-em-portugal Esta proposta tem 3 objectivos gerais. O primeiro é constituído pela localização e caracterização dos principais portos de pesca do país (características do litoral, extensão e profundidade da plataforma continental e estuários), com base no Google Earth.
O segundo objectivo é enquadrar Portugal nos ecossistemas costeiros e marinhos a nível mundial com base no perfil dos países disponível na base de dados EarthTrends disponível online.
O terceiro objectivo é caracterizar a actividade piscatória em Portugal, desde as infra-estruturas portuárias e frota, principais espécies capturadas e a qualificação da mão-de-obra, baseada nas Estatísticas das Pesca disponíveis no site do INE.
A actividade permite avaliar os procedimentos de leitura e interpretação de textos, construção, leitura e interpretação de gráficos, os conteúdos temáticos a partir das respostas dadas às questões do guião do trabalho de grupo e as atitudes desenvolvidas pelos alunos no trabalho de grupo.]]>
<![CDATA[A latitude e a Longitude]]> http://geored.dge.mec.pt/recursos/a-latitude-e-a-longitude <![CDATA[Mobilidade e desenvolvimento humanos]]> http://geored.dge.mec.pt/recursos/mobilidade-e-desenvolvimento-humanos As actividades deste recurso centram-se na exploração de um mapa interactivo. Este mapa permite visualizar dados relativos a fluxos migratórios, dados sociodemográficos e económicos.  Parece de particular interesse a possibilidade de visualizar e interagir simultaneamente num mapa e num gráfico com os valores ordenados.
No final do trabalho, para além da elaboração de um relatório, os alunos podem responder a um questionário interactivo sobre o tema das migrações. O facto destes recursos não estarem disponíveis em português aponta para a sua utilização no Ensino Secundário. Com o devido acompanhamento e adaptação poderão ser utilizados também no 3º Ciclo do Ensino Básico.]]>
<![CDATA[Barragens e a exploração de Recursos Hídricos em Portugal]]> http://geored.dge.mec.pt/recursos/x---barragens-e-a-exploracao-de-recursos-hidricos-em-portugal-pronto-publicar O objectivo geral deste trabalho é a exploração dos recursos hídricos em Portugal Continental, com recurso a níveis de informação sobre a precipitação total média, rios principais e barragens, adicionados aos Google Earth.
A nível específico é proposta a realização de um trabalho de grupo para a leitura e interpretação de textos sobre os impactos da construção da barragem de Vilarinho das Furnas (Terras de Bouro) e a importância da elaboração de um Plano de Ordenamento de Bacias Hidrográficas numa área protegida.
A actividade permite avaliar os procedimentos de leitura e interpretação de textos, os conteúdos temáticos a partir das respostas dadas às questões do guião do trabalho de grupo e as atitudes desenvolvidas pelos alunos no trabalho de grupo.]]>
<![CDATA[Ambiente e desenvolvimento sustentável através de um clique no Google Earth]]> http://geored.dge.mec.pt/recursos/y---ambiente-e-desenvolvimento-sustentavel-atraves-de-um-clique-no-google-earth A actividade proposta enquadra-se com o Tema “Ambiente e Sociedade”, Subtema “Ambiente e Desenvolvimento Sustentável” do programa de Geografia do 3º Ciclo do Ensino Básico (9º Ano de Escolaridade) e visa consciencializar os alunos para alguns problemas ambientais de modo a criar uma predisposição favorável para a conservação e defesa do meio ambiente, promotora da participação em acções que conduzam a um desenvolvimento sustentável.
Para a sua implementação o professor dispõe de uma apresentação em PowerPoint que, além de fornecer diversos dados e tópicos de discussão, funciona como guia das tarefas a realizar. 
Antes dos alunos fazerem a exploração dos ficheiros KMZ fornecidos (associados ao Google Earth), o docente poderá apresentar os temas a desenvolver utilizando os recursos audiovisuais (imagens e vídeos) presentes na apresentação.
A terminar, os alunos deverão elaborar um pequeno texto onde relacionam os problemas apresentados com alguns dos princípios da Carta da Terra.]]>
<![CDATA[Um rio de palavras - Douro]]> http://geored.dge.mec.pt/recursos/x---um-rio-de-palavras---douro-pronto-a-publicar <![CDATA[Pelo Rio Douro]]> http://geored.dge.mec.pt/recursos/x---pelo-rio-douro <![CDATA[Os gases com efeito de estufa no Google Earth]]> http://geored.dge.mec.pt/recursos/x---analise-dos-gases-com-efeito-de-estufa-no-google-earth-pronto-publicar Os seus objectivos gerais são analisar evolução temporal e distribuição espacial da emissão global de gases com efeito de estufa, identificando as principais fontes de emissão em Portugal, na Europa e no Mundo, entre 1970 e 2005, para reconhecer evoluções e dinâmicas contrastadas.
As actividades utilizam o computador e a internet como recursos didácticos. Através da utilização de ficheiros KMZ com a distribuição de gases com efeitos de estufa e a sua fonte, obtidos no Join Reasearch Centre (Institute for Environment and Sustainability da Comissão Europeia), os alunos verificam por descoberta guiada a situação em várias áreas geográficas. Por questões de comparação entre dados, os gases individuais foram convertidos em unidades de CO2 equivalente.
A avaliação da actividade pode englobar os conteúdos temáticos sobre as causas e consequências do aumento da emissão de gases com efeito de estufa.
Uma das vantagens deste recurso didáctico é a possibilidade de visualização de um indicador no Google Earth para todo o mundo e poder alterar rapidamente a consulta de informação da escala global para a escala local, bem como associar outros temas, no caso a Densidade Populacional e as Divisões Administrativas de Portugal, disponíveis em WMS no Instituto Geográfico Português.]]>
<![CDATA[Tectónica de Placas: sismos e vulcões]]> http://geored.dge.mec.pt/recursos/x-tectonica-de-placas-sismos-e-vulcoes-pronto-a-pub <![CDATA[A Europa]]> http://geored.dge.mec.pt/recursos/x---a-europa-pronto-a-publicar
Para além da observação de mapas a diversas escalas, os alunos devem responder a algumas questões.

A informação geogáfica é disponibilizada através do WebGIS do projecto ConTIG não necessitando, por isso de qualquer instalação de software. Alerta-se para o facto de, como em qualquer WebGIS, haver a possibilidade de o site se tornar um pouco lento sobretudo se houver vários computadores a aceder ao mesmo tempo. No caso dos alunos terem acesso à intenet em casa, pode ser uma actividade a desenvolver em casa.]]>