Você está aqui:  Início  > Recursos  > Caracterização da actividade piscatória em Portugal
Recursos
Nível de Ensino: Secundário
default.png

Caracterização da actividade piscatória em Portugal

Autor(a): Susana Pereira

Este trabalho insere-se no Tema 2 Os recursos Naturais de que a população dispõe: usos, limites e potencialidades e subtema 2.4 Os recursos Marítimos, do programa de Geografia A do 11º ano do Ensino Secundário.
Esta proposta tem 3 objectivos gerais. O primeiro é constituído pela localização e caracterização dos principais portos de pesca do país (características do litoral, extensão e profundidade da plataforma continental e estuários), com base no Google Earth.
O segundo objectivo é enquadrar Portugal nos ecossistemas costeiros e marinhos a nível mundial com base no perfil dos países disponível na base de dados EarthTrends disponível online.
O terceiro objectivo é caracterizar a actividade piscatória em Portugal, desde as infra-estruturas portuárias e frota, principais espécies capturadas e a qualificação da mão-de-obra, baseada nas Estatísticas das Pesca disponíveis no site do INE.
A actividade permite avaliar os procedimentos de leitura e interpretação de textos, construção, leitura e interpretação de gráficos, os conteúdos temáticos a partir das respostas dadas às questões do guião do trabalho de grupo e as atitudes desenvolvidas pelos alunos no trabalho de grupo.