Você está aqui:  Início  > Recursos  > Estudo de indicadores demográficos com base em Web-SIG e bases de dados online
Recursos
Nível de Ensino: 3º Ciclo
default.png

Estudo de indicadores demográficos com base em Web-SIG e bases de dados online

Autor(a): Susana Pereira

O trabalho apresentado insere-se no tema População e Povoamento, subtema do Comportamento dos indicadores demográficos, do programa de Geografia do Ensino Básico (9º ano).

Os objectivos gerais do trabalho são analisar a distribuição da taxa de crescimento populacional em 2005 a nível mundial e analisar a evolução do mesmo indicador desde 1990 até 2010 de forma comparativa entre Portugal, a Europa e o Mundo.

As actividades utilizam o computador e a internet como recursos didácticos para desenvolver a pesquisa e tratamento gráfico e cartográfico de informação sobre indicadores demográficos disponíveis online. Na elaboração da cartografia utiliza-se o Web-SIG Globalis e na elaboração de gráficos utiliza-se uma folha de cáculo, com os dados do U.S. Census Bureau.

A avaliação da actividade pode englobar os conteúdos temáticos sobre o comportamento do indicador demográfico em questão e dos conteúdos procedimentais de tratamento gráfico e cartográfico de dados demográficos.

Uma das vantagens deste recurso didáctico é a possibilidade dos professores poderem adaptá-lo ao estudo de outros indicadores demográficos, como por exemplo a taxa de natalidade, o índice de fecundidade, a taxa de mortalidade, a esperança média de vida, entre outros.

Sobre o artigo

Nível de Ensino: 3º Ciclo

Temas: Demografia

Escala: Nacional / Global / Continental

Duração: 1 (blocos de 90minutos)

Informação Geográfica: Globalis / U.S. Census Bureau