Você está aqui:  Início  > Recursos  > Barragens e a exploração de Recursos Hídricos em Portugal
Recursos
Nível de Ensino: Secundário
default.png

Barragens e a exploração de Recursos Hídricos em Portugal

Autor(a): Susana Pereira

O trabalho apresentado insere-se no Tema 2 Os recursos Naturais de que a população dispõe: usos, limites e potencialidades e subtema 2.3 Os recursos Hídricos, do programa de Geografia A do Ensino Secundário do 10º ano.
O objectivo geral deste trabalho é a exploração dos recursos hídricos em Portugal Continental, com recurso a níveis de informação sobre a precipitação total média, rios principais e barragens, adicionados aos Google Earth.
A nível específico é proposta a realização de um trabalho de grupo para a leitura e interpretação de textos sobre os impactos da construção da barragem de Vilarinho das Furnas (Terras de Bouro) e a importância da elaboração de um Plano de Ordenamento de Bacias Hidrográficas numa área protegida.
A actividade permite avaliar os procedimentos de leitura e interpretação de textos, os conteúdos temáticos a partir das respostas dadas às questões do guião do trabalho de grupo e as atitudes desenvolvidas pelos alunos no trabalho de grupo.

 disse:
2018-08-29 02:08:08

O primeiro texto escolhido para o trabalho de grupo tem um erro grave ao afirmar que os habitantes de Vilarinho das Furnas foram escorraçados da aldeia. Eles receberam indemnizações: cada família recebeu, em média, 360 mil escudos. O que, usando o conversor do INE, corresponderia a EUR 95 000 nos dias de hoje. Ou seja, o suficiente para comprar uma pequena casa de aldeia na região, como aquelas em que essas famílias viviam na sua aldeia natal. A história é triste porque houve gente que teve de abandonar as suas casas para que outros recebessem energia eléctrica, mas é falso que não tenham sido indemnizados. Sugiro maior rigor na escolha dos textos e confirmação das informações constantes nos textos que verem a ser escolhidos. Fonte: https://aps.pt/wp-content/uploads/2017/08/ensaio_ENS4648761c97611.pdf